segunda-feira, 10 de junho de 2019

Atividade Dia Mundial do Meio Ambiente - CEMEB Anísio Teixeira



Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, a  CEMEB Anísio Teixeira , desenvolveu atividade de compostagem com os educandos na disciplina de Educação Física, projeto realizado pela Profa.Esp. Harumi Falanga Duque.



A seguir os registros da realização das atividades:



Aperte o play! 😉♫



Atividades das aulas de Educação Física referente ao Dia Mundial do Meio Ambiente.

Tema: Compostagem – Primeiros Passos.

Objetivo: Incentivar os primeiros passos na escola ( primeiros contatos, vivencias) sobre o conceito e a importância da compostagem doméstica. Conscientizar os alunos sobre a importância do  reaproveitamento de lixo orgânico bem como a criar ações para incentivar familiares e amigos além da escola.

Conteúdo: Introdução a compostagem. Arte, leitura e escrita. Orientação de exercícios físicos (condicionamento físico: força e alongamentos) para a prática de compostagem e jardinagem como prevenção de lesões. Conhecendo as ferramentas de jardinagem e como utiliza-las (biomecânica do movimento: maneira correta de se agachar, carregar sacos de terra, segurar as pazinhas, rastelos, etc; alinhamento da postura, etc). Exercícios físicos compensatórios (pós-prática de jardinagem) para evitar lesão muscular e articular. Higiene pessoal e ambiental na prática da compostagem e jardinagem. 

Faixa etária: As aulas foram realizadas nos anos: 1,2,3,4 e 5, alunos entre 6 a 12 anos de idade.

Material: Lousa, Forro de mesa, Terra, minhocas, folhas secas e cascas de frutas, pazinha, luvas, papel fichário, papel colorido.

Conduta: Entusiasmo, Criatividade, Ludicidade.

Observação: As atividades, em cada sala de aula e quadra, foram realizadas de forma lúdica e os conteúdos variaram conforme cada ano e faixa etária.

COMPOSTAGEM DOMÉSTICA

Os resíduos urbanos vem aumentando conforme o crescimento da população causando um fator impactante no meio ambiente. Restos de alimentos, material sólido de origem orgânica (vegetal ou animal) gerados nas casas das pessoas compõem os resíduos sólidos orgânicos domiciliares. A compostagem se trata de um procedimento que transforma resíduos orgânicos em substâncias húmicas*1  e está entre uma das opções das técnicas para reduzir este transtorno ambiental. Ao misturarmos  restos de alimentos, frutos, folhas, estercos, palhadas, entre outros, obteremos, como produto final desse processo, um adubo orgânico homogêneo, estável e solto apresentando coloração escura, pronto a ser utilizado para plantio, sem causar dano no meio ambiente além de proporcionar uma melhoria nas propriedades físicas, químicas e biológicas do solo2. A compostagem  doméstica pode ser feita amontoando os resíduos orgânicos na forma de pilha ou leira, em composteira ou por aterramento, neste caso, para material a ser compostado de pequena quantidade. A forma a ser utilizada depende do espaço disponível3.  
Existe uma grande receptividade de planos de aula que envolvem a compostagem no campo da educação. Alguns projetos escolares sugerem que a compostagem pode ser uma ferramenta importante e eficaz na difusão da Educação Ambiental nas escolas4,5. A educação que envolve o meio ambiente possui ferramentas fundamentais para o sucesso relacionado a programas de sensibilização abrangendo nossa sociedade referente aos resíduos sólidos. Através de programas educativos permeados pelo uso racional e ético de detritos orgânicos é possível prevenir o agravamento de problemas ambientais gerados por eles4. Os primeiros passos no conhecimento da compostagem podem ser muito úteis no aprendizado de alunos do Ensino Fundamental através de atividades lúdicas e criativas. Cabe ao professor, dentro de cada área em que atua, instigar a  busca pelo conhecimento, (primeiramente a si mesmo, depois ao aluno em si) e utilizar as diversas ferramentas de fixação através da pesquisa, leitura, desenhos e vivência em campo, de forma lúdica, para introduzir conceito e otimizar a importância desta técnica para o meio ambiente.
Na proposta permeada por este projeto foi observado que as atividades realizadas nas aulas de Educação Física demonstraram, de forma unânime por parte dos alunos dos anos 1,2,3,4 e 5 do Ensino Fundamental, da CEMEB Anísio Teixeira - Várzea Paulista - SP, que a compostagem foi uma ferramenta motivadora e incentivadora quanto aos cuidados do meio ambiente. O aprendizado foi uma troca entre entusiasmo e a criatividade da mediadora e a vontade e a alegria dos alunos de aprender algo não somente na teoria, todavia na prática também, como foi esta incrível vivência em conhecer minhocas, sentir o cheiro da terra, a textura dos resíduos, enfim, estar em contato real com a técnica. 
*Humo: substância escura que resulta da decomposição parcial, pelos micróbios do solo, de detritos vegetais e animais, causada pela ação de seres vivos microscópicos (bactérias e fungos): uma boa mistura de humo, normalmente aumenta a quantidade e a qualidade da colheita.

Referências

1.Wagen DRB, Freitas, ICV. Compostagem doméstica: alternativa de aproveitamento de resíduos sólidos orgânicos. Rev. Bras. de Agroecologia. 5(2):81-88(2010). ISSN:1980-9735.
2.Souza, FA et al. Compostagem. Seropédida: Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa Agrobiologia, 11 p., 2001 (Boletim Técnico, nº 50).
3.Valente et al. Fatores que afetam o desenvolvimento da compostagem de resíduos orgânicos. Arch. Zootec. 58:  59-85. Pelotas – RS – Brasil, 2009.    
4.Santos, HMN. Educação ambiental por meio da compostagem de resíduos sólidos orgânicos em escolas públicas de Araguari. 2007. 180 f. Dissertação (Mestrado em Engenharias) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2007.
5.Souza, GS et al. Educação ambiental como ferramenta para o manejo de resíduos sólidos no cotidiano escolar.
6.Dicionário online de português. Humo. Disponível em < https://www.dicio.com.br/humo/> acesso em 04/06/2019.



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